Post Image

ZMOT: O Que É, Como Usá-lo Para Entender o Cliente


Você tem dificuldade em entender seu cliente?

Aprenda como as pessoas estão comprando online, como elas avaliam produtos/serviços e como tomam decisões de compra.

É pra isso que o ZMOT, framework criado pelo Google, existe.

A idéia desse texto é que você entenda como o seu cliente se comporta, toma decisões de compra, e principalmente, como você pode aprimorar seu Marketing Digital para influenciar esse comportamento de compra.

Utilize esses conhecimentos para aprimorar seu Marketing e Alavancar Suas Vendas.

Todo esse conteúdo foi testado na prática, durante os últimos 4 anos, e veja o resultado que obtivemos: um acréscimo de, aproximadamente, 7 vezes no tráfego, como você pode ver abaixo pelo print do Google Analytics.

Interessante, não é?!?… E esse resultado só foi possível através de muito estudo e trabalho duro, executado por um time de pessoas extremamente engajadas e focadas no ZMOT.

Então, sem mais demoras, vamos à prática!

O que é ZMOT?

A sigla ZMOT tem sua origem no inglês e significa Zero Moment of Truth. Traduzido de forma literal podemos chamá-lo como Momento Zero da Verdade. O conceito nasceu de  um estudo realizado pelo Google e pela Shopper Sciences, em 5.000 empresas, com o objetivo de entender o comportamento de compra dos consumidores. A meu ver, esse conceito fundamenta grande parte do  Marketing Digital. Portanto, se você compreender e dominar o ZMOT você entenderá o core do marketing digital.

Mesmo sendo tão importante, poucas pessoas conhecem esse conceito. E tenho essa impressão quando apenas 199.683 visualizações no vídeo oficial do ZMOT no Youtube publicado desde 2011.

O que estou querendo dizer com isso? Que existe um mundo de possibilidades inexploradas, e se você tem interesse em Marketing Digital, entender o ZMOT deve ser o seu primeiro passo.

Entretanto, apenas o nome não ajuda a entender o conceito em si. E este é meu principal objetivo com esse conteúdo: que você possa compreender o ZMOT e utilizá-lo para melhorar a performance do seu negócio, seja ele online ou offline.

Acredito que, assim como eu, você já deve ter chego à conclusão que qualquer negócio, por menor que seja, precisa de um site para que seus clientes possam encontrá-lo. Este é o principal motivo que me leva a crer que o ZMOT é para todos, mas voltaremos a essa discussão mais a frente.

Para Que Serve o ZMOT?

O ZMOT Serve para que possamos compreender, organizar e influenciar o comportamento dos consumidores online. Como já comentamos, o Momento Zero da Verdade se dedica a compreender o que leva uma pessoa a seguir ou não em uma decisão de compra, de forma que esse entendimento possa ajudar as empresas a usufruir das particularidades que levam até um veredito final.

Em tempos tecnológicos, nos quais qualquer compra está a apenas alguns cliques de distância, entender como o cliente passa de um momento de dúvida para a certeza do consumo é essencial para que possamos interferir positivamente nesse processo.

Assim, o ZMOT não é apenas um momento pontual em uma jornada de compra, mas uma série essencial de acontecimentos que levam o consumidor por toda essa jornada.

Em resumo, podemos facilmente dizer que, hoje, sem o Momento Zero da Verdade, não há compra!

O Comportamento do Consumidor

Outro fator que devemos sempre ficar de olho é em como o ZMOT se relaciona com o Comportamento do Consumidor. Em especial do cliente moderno!

Há alguns anos, dizer que poderíamos fazer compras de mercado por meio de um dispositivo móvel parecia loucura. Quem dirá pensar que algumas dessas compras poderiam ser entregues por drones em nossas janelas.

Entretanto, isso já é uma realidade!

Assim, é essencial que fiquemos muito atentos sobre como as novas formas de comprar alteram o modo como compramos.

Isso porque, o público com o qual trabalhamos hoje são, em sua maioria, o que chamamos de nativos digitais. Ou seja, eles cresceram e se desenvolveram dentro do meio digital e veem a internet como principal fonte de informação e compra.

Desse modo, o ZMOT irá nos guiar entre as diversas estratégias de Marketing Digital que o mercado oferece, nos indicando exatamente a melhor forma de chegar até os clientes.

Como funciona o ZMOT?

Primeiramente, peço que você assista o vídeo oficial do Google sobre esse conceito, vai ajudar muito a entender tudo o que vamos abordar neste conteúdo.

Esse vídeo ajuda a entender algumas coisas importantes:

  • Como consumidor, você pratica ZMOT todos os dias e não sabia;
  • O comportamento de compra mudou por causa da internet. A informação está disponível facilmente, de forma mais rápida e sob diferentes perspectivas. Basta você pesquisar online;
  • Queremos nos informar antes de comprar, e para isso pesquisamos na internet;
  • As pessoas comparam marcas, produtos, preços e uma série de característica do produto/serviço antes de decidir qual comprar;
  • As experiências e avaliações de outras pessoas que já compraram são importantes  e ajudam a formar opinião;
  • Cupons e descontos são muito importantes.

Com certeza já ouvimos algumas dessas conclusões antes, e não tem problema. Mas talvez o que você ainda não tenha percebido é que o ZMOT funciona em cima de 4 pilares:

  • Ranqueamento em mecanismos de busca;
  • Tabelas comparativas entre produtos/serviços;
  • Avaliações (reviews) de outras pessoas;
  • Cupons e descontos.

Focando seus esforços de Marketing Digital nessas quatro frentes tenho certeza que você terá sucesso. Mas tenha uma coisa em mente, SUCESSO só vem antes do TRABALHO no dicionário, por isso resiliência é essencial.

Sugiro ainda que você acesse o site Oficial do Google sobre o ZMOT e baixe o e-book do próprio Google com o estudo original. Foi assim que comecei minha jornada no Marketing Digital.

Agora, que temos uma boa ideia do que é ZMOT e seu funcionamento, vamos entender, de forma prática, um pouco mais sobre cada um de seus pilares e como trabalhar cada um deles.

Os quatro pilares do ZMOT

1º Pilar – Ranqueamento nos mecanismos de busca

Diariamente você precisa tomar várias decisões, algumas simples como por exemplo decidir o que cozinhar para o jantar, em qual restaurante almoçar, uma farmácia perto de um local que você não conhece muito bem. Outras escolhas são mais complexas, como comprar um celular, TV, carro, residência ou qualquer coisa que você tanto deseja.

Muito provavelmente quando você tem alguma dúvida, assim como eu, deve pesquisar no Google… certo? Alguns podem dizer, “Não, eu pesquiso no Yahoo”, outros “Na verdade eu prefiro o Bing”, mas independente da ferramenta do mecanismo de busca usado o comportamento é o mesmo: pesquisar na internet!