Post Image

ZMOT: O Que É, Como Usar Para Entender o Cliente


Você tem dificuldade em entender seu cliente?

Aprenda como as pessoas estão comprando online, como elas avaliam produtos/serviços e como tomam decisões de compra.

É pra isso que o ZMOT, framework criado pelo Google, existe.

A idéia desse texto é que você entenda como o seu cliente se comporta, toma decisões de compra, e principalmente, como você pode aprimorar seu Marketing Digital para influenciar esse comportamento de compra.

Utilize esses conhecimentos para aprimorar seu Marketing e Alavancar Suas Vendas.

Todo esse conteúdo foi testado na prática, durante os últimos 4 anos, e veja o resultado que obtivemos: um acréscimo de, aproximadamente, 7 vezes no tráfego, como você pode ver abaixo pelo print do Google Analytics.

Interessante, não é?!?… E esse resultado só foi possível através de muito estudo e trabalho duro, executado por um time de pessoas extremamente engajadas e focadas no ZMOT.

Então, sem mais demoras, vamos à prática!

Neste conteúdo você vai ver:

O que é ZMOT?

A sigla ZMOT tem sua origem no inglês e significa Zero Moment of Truth. Traduzido de forma literal podemos chamá-lo como Momento Zero da Verdade. O conceito nasceu de  um estudo realizado pelo Google e pela Shopper Sciences, em 5.000 empresas, com o objetivo de entender o comportamento de compra dos consumidores. A meu ver, esse conceito fundamenta grande parte do  Marketing Digital. Portanto, se você compreender e dominar o ZMOT você entenderá o core do marketing digital.

Mesmo sendo tão importante, poucas pessoas conhecem esse conceito. E tenho essa impressão quando apenas 199.683 visualizações no vídeo oficial do ZMOT no Youtube publicado desde 2011.

O que estou querendo dizer com isso? Que existe um mundo de possibilidades inexploradas, e se você tem interesse em Marketing Digital, entender o ZMOT deve ser o seu primeiro passo.

Entretanto, apenas o nome não ajuda a entender o conceito em si. E este é meu principal objetivo com esse conteúdo: que você possa compreender o ZMOT e utilizá-lo para melhorar a performance do seu negócio, seja ele online ou offline.

Acredito que, assim como eu, você já deve ter chego à conclusão que qualquer negócio, por menor que seja, precisa de um site para que seus clientes possam encontrá-lo. Este é o principal motivo que me leva a crer que o ZMOT é para todos, mas voltaremos a essa discussão mais a frente.

E antes de continuarmos, tenho uma pergunta…Você conhece bem o seu cliente?

Conhecer o consumidor é uma tarefa difícil e muito importante, que fica bem mais simples com a ajuda do Jornio!

Entenda a Jornada do Cliente de forma fácil, prática e visual através de um Journey Map, e otimize sua empresa para ajudar o cliente a ter sucesso!

Para Que Serve o ZMOT?

O ZMOT Serve para que possamos compreender, organizar e influenciar o comportamento dos consumidores online. Como já comentamos, o Momento Zero da Verdade se dedica a compreender o que leva uma pessoa a seguir ou não em uma decisão de compra, de forma que esse entendimento possa ajudar as empresas a usufruir das particularidades que levam até um veredito final.

Em tempos tecnológicos, nos quais qualquer compra está a apenas alguns cliques de distância, entender como o cliente passa de um momento de dúvida para a certeza do consumo é essencial para que possamos interferir positivamente nesse processo.

Assim, o ZMOT não é apenas um momento pontual em uma jornada de compra, mas uma série essencial de acontecimentos que levam o consumidor por toda essa jornada.

Em resumo, podemos facilmente dizer que, hoje, sem o Momento Zero da Verdade, não há compra!

Já temos nossas principais bases de conhecimentos definidas, isso significa que podemos seguir para implementação. Vamos agora entender um pouco mais sobre como é o ZMOT na prática!