Post Image

9 Passos Para Criar um Plano de Marketing Perfeito!

O Plano de Marketing é um documento que ajudará a empresa a planejar e coordenar todas as ações de Marketing. Sua principal função é auxiliar o negócio a chegar em novos patamares.

Afinal, não basta apenas ter um ótimo produto/serviço, é preciso que as pessoas saibam que você existe para que possam comprar de você.

Organizar um planejamento detalhado e objetivo pode fazer toda a diferença quando chegar a hora de arregaçar as mangas. Afinal as pessoas estão alinhadas e os objetivos são claros.

E é por sabermos da importância de ter um bom planejamento que vamos te ajudar a montar seu próprio Plano de Marketing.

Aqui você vai aprender:

Esperamos que, ao final desse texto, você possa criar o seu próprio plano e coloque seu planejamento em prática.

O Que é Plano de Marketing?

O Plano de Marketing, que também pode ser chamado de Planejamento de Marketing, nada mais é do que um documento bem detalhado que explica passo a passo a estratégia de marketing de uma empresa. 

Assim, esse roteiro que será feito pode mostrar o planejamento do setor para o próximo trimestre, semestre ou até mesmo ano, dependendo da necessidade da equipe.

Isso ajudará o time a ter uma visão mais simplificada do que, por que e como deve ser feito o marketing da empresa em curto, médio e longo prazo.

Um Plano de Marketing precisa conter, obrigatoriamente:

  • Uma visão geral da empresa, seus objetivos e produtos/serviços
  • Uma análise e detalhamento do público-alvo
  • Uma análise do ambiente interno e externo da empresa
  • Os principais indicadores de desempenho (KPIs)
  • O detalhamento das estratégias do Planejamento de Marketing
  • Os planos de ação de como executar as estratégias

Apesar de parecer muita coisa, tudo isso é mais que necessário, afinal esse documento serve de guia para todas as suas ações.

Existem diversas maneiras e metodologias para criar um Plano de Marketing, mas todas elas tem os pontos em comum que detalhamos acima.

Mas antes de continuarmos, tenho uma pergunta…Você conhece bem o seu cliente?

Conhecer o consumidor é uma tarefa difícil e muito importante, que fica bem mais simples com a ajuda do Jornio!

Use o Mapa de Personas do Jornio para Entender as Necessidades e Dores de seus clientes e tornar sua empresa Customer Centric de verdade!

O Que Não Pode Faltar em um Plano de Marketing?

Desse modo, o importante nesse primeiro momento é compreender que pelo Planejamento de Marketing ser uma espécie de roteiro para as ações de marketing digital da empresa, ele precisa ser capaz de ser posto em prática.

E para evitar elaborações desnecessárias ou muito fora da realidade de sua empresa, se atente aos dados. Opiniões são importantes, mas fatos ajudam a organizar o pensamento e serem mais objetivos.

Assim, a apresentação desse plano pode ser feita em formato tradicional de documento PDF, slides, intranet ou qualquer outra forma criativa. O importante é que seja acessível a todos e compreensível.

O essencial é ter certeza que toda sua equipe tenha acesso e conhecimento ao plano, mesmo quem não pertence ao time de marketing.

Assim, você evita os problemas de comunicação e de falta de conhecimento, e cria um time muito mais alinhado e coerente.

Desse modo, não adianta em nada gastar tempo e esforço criando seu próprio Planejamento de Marketing se ele não for ser posto em prática!

Imagem de pessoas trabalhando em cima de uma mesa cheia de papeis coloridos.

Plano de Marketing É Mesmo Necessário?

Mais do que necessário, ter um Plano de Marketing claro, detalhado e bem estruturado pode ser a diferença que irá alavancar sua empresa.

Desse modo, para os recém-chegados na área de marketing, montar um um planejamento tão detalhista pode parecer uma perda de tempo e gerar discussões infinitas.

Muito pelo contrário, a ideia central do Plano de Marketing é otimizar as ações através da melhor comunicação e alinhamento, e por isso poupa tempo e gastos.

Ou seja, um Planejamento de Marketing bem feito irá resultar em mais retorno para a empresa.

Entre os principais benefícios de um Plano de Marketing estão:

  • Conhecer melhor o ambiente

O Plano de Marketing vai te dar a oportunidade de conhecer os pontos fortes e fracos da sua empresa e do meio em que ela atua.

  • Construir campanhas mais objetivas

Com o planejamento você terá uma visão clara de quem é seu público-alvo e personas, e com isso entenderá qual a melhor forma de se comunicar com eles. 

  • Alinhamento com a equipe

Fornecer diretrizes claras, que serão seguidas por toda a equipe, é importante pois garante que todos estejam em busca do mesmo objetivo.

Além disso, evita desperdícios de tempo e ajuda na priorização de tarefas e tomada de decisão.

Tudo aquilo previsto no plano deve ser foco, e diferente disso deve ser evitado, afinal o que é mais importante já foi devidamente delimitado.

Mas você sabia que existe mais de um tipo de Plano de marketing? Vamos te explicar detalhadamente cada um deles para que escolha o melhor para sua empresa!