Post Image

Mercado Digital: Prepare-se Para as Novas Tendências nos Negócios

O mundo está mudando cada vez mais rápido e, hoje, conquistar clientes é sinônimo de Mercado Digital.

Com mais ofertas e concorrentes surgindo a todo momento, precisamos pensar em estratégias que permitam que chegamos antes e melhor até nossos consumidores. Entre as infinitas possibilidades de ação para essa nova realidade, estar inserido no mundo virtual é um pré-requisito.

Sabendo da importância do Mercado Digital nos dias de hoje para que uma empresa prospere, preparamos este conteúdo completo para que você possa inserir a sua onde as coisas acontecem.

Dessa maneira, neste texto você vai aprender:

  • O que é o Mercado Digital
  • Qual a importância do Mercado Digital para a sua empresa
  • As 7 áreas do Mercado Digital em que você pode se inserir
  • Como conhecer o seu Mercado Digital
  • Como fazer uma pesquisa para o seu Mercado Digital
  • Conteúdos para continuar aprendendo sobre Mercado Digital

O Que É Mercado Digital?

Podemos entender por Mercado Digital o conjunto de lojas, blogs, sites, ou qualquer outro veículo que possibilite que usemos o mundo virtual para comprar e vender produtos e serviços, tudo de forma totalmente online.

Por mais que sua definição técnica seja muito autoexplicativa, podemos notar como interagimos com esse novo mercado olhando simplesmente para o nosso dia a dia.

Ainda mais em tempos de pandemia como o que vivemos, tenho certeza que você acabou comprando algo por meio da internet no último ano. Se não, pelo menos assinou um dos diversos canais de streaming que substituíram os cinemas.

O Mercado Digital é muito mais presente em nossas vidas do que sequer notamos. Assim, ele perpassa praticamente todos os nossos consumo, mesmo aqueles feitos em lojas físicas. Afinal, antes de entrar na livraria você deu uma olhadinha nos preços na Amazon!

Segundo a ONU, mais da metade da população mundial tem acesso à internet nos dias de hoje. A qual é acessada, em sua grande maioria, via mobile, ou seja, a partir de veículos móveis como os smartphones.

pessoas usando o teleforne celular enconstadas em uma parede

Assim, o mercado tradicional começou a se infiltrar neste novo campo de oportunidades onde todos têm a oportunidade de se destacar.

Há poucos anos atrás pensar que poderíamos, com apenas alguns cliques, pedir encomendas do outro lado do mundo seria inimaginável. Mas hoje isso acontece todos os dias.

O que torna o Mercado Digital algo tão valioso para as empresas, então, são as possibilidades que ele traz.

Não que se inserir nesse mercado seja exatamente fácil. Entretanto, ele conta com tantas possibilidades que é simples aprender qual se encaixa melhor na sua realidade e poderá gerar maior retorno.

Assim, focar seus esforços em construir uma boa base para o seu Mercado Digital é a chave para o sucesso na nova era dos empreendimentos!

Qual a Importância do Mercado Digital para a Minha Empresa?

É bem provável que você já tenha uma ideia da importância de fazer parte do Mercado Digital que ganha o mundo depois do que comentamos no tópico anterior, certo?

Caso não, vamos explicar um pouco mais como ele interfere na sua empresa.

De acordo com uma pesquisa CNDL/SPC Brasil sabe-se que hoje, mais de 97% dos consumidores brasileiros têm o costume de pesquisar por preços, informações e opções antes de realizarem qualquer compra, seja ela feita em loja virtual ou física.

Desse modo, o Mercado Digital deixa de ser um segmento que impacta apenas empreendimentos na internet e ultrapassa as barreiras virtuais.

Em um resumo rápido e direto, o que queremos dizer é que, para os seus clientes, se você não está na internet você não existe!

Parece um pouco brutal falar desse jeito, mas é a mais pura verdade.

Há poucos anos, em pesquisa realizada pelo Google, descobriu-se que a internet modificou o andamento da jornada de compra dos clientes em suas esferas mais íntimas, e por isso se viu a necessidade de reformular a forma como entendemos o andamento dessa jornada.

É assim que surge o termo ZMOT (Zero Moment of Truth).

O ZMOT no Mercado Digital

Traduzido para Momento Zero da Verdade, essa sigla representa o período que antecede uma decisão de compra, no qual o cliente está explorando para que possa escolher entre consumir ou não. E adivinhe onde ele faz isso? Isso mesmo, na internet.

Deste modo, entendemos que o Mercado Digital é algo que já está unido ao comportamento de compra dos clientes de forma tão forte que é possível pensar nos consumidores sem pensar no virtual.

E sabe aquela frase de efeito que dissemos há pouco, que para os seus clientes se você não está na internet você não existe? Bem, ela realmente não é apenas algo para chamar a sua atenção, mas a nova forma como o mercado funciona.

Quais São as 7 Áreas do Mercado Digital?

Agora que já sabe o que é o Mercado Digital e qual a sua importância para que sua empresa prospere nesta nova necessidade dos clientes, é hora de sabermos mais sobre as diferentes áreas que compõem esse mercado.

Sim, talvez isso seja um choque para alguns, já que o termo mercado digital é sempre associado aos e-commerces como se fossem sinônimos, mas não é bem assim.

O mercado virtual está cheio de possibilidades, as quais vamos explorar agora!

E-Commerce

Começando pela mais clássica e conhecida, os E-commerces formam um setor muito grande e promissor que ganha grande parte do mercado digital. Não é à toa que se fala tanto sobre este tipo de loja virtual uma vez que apenas no ano de 2020 vimos os e-commerces brasileiros crescerem mais de 73%. 

E como já até mencionamos, não é difícil entender porque eles se expandem tanto, afinal o e-commerce funciona como uma loja tradicional a apenas um clique de distância.

Outra vantagem que atrai muitos para este tipo de empreendimento virtual é que ele é fácil de ser construído. Hoje já existem infinitas plataformas que permitem que você crie o seu próprio site, podendo facilmente transformá-lo em um e-commerce.

Entretanto, para começar com o pé direito, é essencial conhecer bem o seu mercado e as boas práticas que envolvem o marketing digital. deste modo você conseguirá otimizar não apenas seu dinheiro, mas também tempo e esforço ao construir um e-commerce de qualidade.

desenho de uma mulher comprando um vestido em um celular gigante como exemplo de mercado digital

Economia Compartilhada

A economia digital vem sendo considerada como o futuro do mercado, uma vez que ela permite que qualquer um faça parte dela. Mas afinal o que seria isso?

Pense em empresas como a Uber ou o Airbnb. Elas são construídas em cima da economia compartilhada, na qual uma pessoa comum utiliza um bem próprio, como seu carro ou sua casa, e o compartilha com outras pessoas em troca de algo, normalmente pagamentos.

Ela é uma prática que já fazemos a muito tempo, afinal historicamente falando o mercado se iniciou com a troca de produtos, chamado de escambo, há muitos séculos atrás.

O ponto principal da economia compartilhada é que ela tem como foco dividir uma experiência. Por esse motivo, muitas pessoas acabam preferindo ela à empresas tradicionais como uma forma de procurar por uma nova dinâmica.

O que fez com que essa economia crescesse tanto nos últimos tempos foi o fato dela ter se alastrado pelas mídias. Através de suas redes sociais e aplicativos, empresas que se baseiam neste tipo de economia reconheceram a chave do sucesso para o mercado digital: a compartilhabilidade.

Por mais estranha que essa palavra possa parecer, o que une todos neste novo mercado são as conexões. Quando você compra algo legal é natural que queira falar sobre ele, seja por um stories no Instagram ou um twitte.

O ponto é que, com a economia compartilhada, essa integração entre o virtual e o digital já vem inclusa no pacote.

Além do mais, outro fator que contribui para a sua popularidade é a crescente consciência da sustentabilidade. Assim, empresas de aluguel compartilhado de bicicletas como a Scoo crescem no mercado.

Marketing Digital

É comum que as palavras mercado digital e marketing digital sejam confundidas como sinônimos, mas, mesmo que estejam totalmente interligadas, elas são coisas distintas.