Post Image

Marketplace: Por Que Criar o seu Shopping Virtual?

O Marketplace é um modelo de negócio que está fazendo muito sucesso na atualidade.

Diversos empreendedores utilizam plataformas como IFood, Uber ou Magalu para oferecer seus produtos e serviços. Porém, o que muita gente não sabe é que é possível criar o próprio marketplace de sucesso.

Descubra como neste conteúdo!

Aqui você vai ver:

O Que É Marketplace?

Um marketplace é uma plataforma online que conecta oferta e demanda. Em outras palavras, funciona como um shopping virtual. Por meio de um marketplace, diferentes lojistas podem oferecer seus produtos ou serviços para uma grande quantidade de clientes. 

Este formato revolucionou o e-commerce, pois permitiu várias vantagens para empreendedores e consumidores. O modelo já vinha crescendo e se intensificou a partir de 2020. Neste período, os marketplaces foram responsáveis por quase 80% de todo o faturamento do mercado online brasileiro, segundo o relatório Webshoppers. 

Ao entrar em um marketplace, os clientes têm acesso a uma infinidade de opções de produtos de marcas distintas. Assim, é possível comparar preço, qualidade, entrega, etc. Além disso, os vendedores que anunciam dentro de um marketplace ganham mais visibilidade nesta vitrine virtual. Resumindo, todo mundo sai ganhando.

imagem de uma carrinho de compras em miniatura cheio de caixas

Exemplos de Marketplace

Existe uma grande variedade de tipos de marketplace no mercado. Os mais comuns são os marketplaces de produtos, como Amazon, Mercado Livre ou Magalu. Mas, também há muitos marketplaces de sucesso na área de serviços. Por exemplo, Uber, IFood, Doctoralia  e AgendarConsulta.

Outra possibilidade são os marketplaces B2B. Ou seja, aqueles que não vendem diretamente para consumidores finais e sim para empresas. Um caso é o NetSuprimentos, que oferece materiais de limpeza, equipamentos, e artigos para escritório. 

Ainda, existem plataformas nas quais um consumidor vende para outros consumidores. É o que chamamos de modelo C2C. Desse modo, este formato é bem comum quando falamos da venda de produtos de segunda mão, como é o caso do Enjoei, que oferece roupas, sapatos e acessórios.

Por Que Criar um Marketplace?

Hoje, muitos empreendedores oferecem seus produtos ou serviços em marketplaces existentes. O objetivo é aumentar as vendas por meio deste canal online. Mas existe uma oportunidade no mercado que muitas pessoas não percebem: criar o seu próprio marketplace.

Pense só: ao vender dentro de um marketplace existente, é como se o(a) empreendedor(a) tivesse uma pequena loja dentro de um shopping. Ao contrário, criar um marketplace é como ser dono do próprio shopping. Dessa forma, você pode cobrar comissões ou mensalidades fixas dos vendedores. 

Por isso, a segunda opção oferece um potencial de faturamento muito maior. Embora apresente um investimento inicial mais alto do que criar uma loja virtual, a expectativa de retorno no longo prazo é mais alta. 

Imagem da mão de uma pessoa dsenhando um gráfico crescente da jornada do consumidor