Post Image

Jornada do Consumidor: Descubra Tudo o Que Precisa Sobre seus Clientes

No papel de empresas, buscamos formas de compreender a Jornada do Consumidor que envolve nossos clientes. Isso como uma forma de conseguir atingir melhores e maiores perspectivas de atração, conversão e fidelização.

Ao descobrir como é traçada a jornada do consumidor do seu público em específico, você será capaz de otimizar sua marca de forma a ser a escolha final deles no momento da decisão de compra.

Deste modo, te ajudaremos a focar no que importa é construir uma base bem detalhada e personalizada para que possa aplicar em toda sua empresa.

Assim, verá que conquistar cada vez mais consumidores passará a ser uma coisa simples.

Por estes motivos, no artigo a seguir iremos te mostrar:

O Que É Jornada do Consumidor?

A Jornada do Consumidor irá descrever, explicar e prever quais os caminhos que os clientes tendem a seguir durante a compra de um produto ou serviço. Essa jornada é personalizada, logo varia de empresa para empresa, bem como entre as personas de uma marca.

Podemos definir a jornada do consumidor como uma forma simples de nos guiar para otimizar e estruturar os negócios de maneira a ser o mais atrativo possível para um público específico.

Diferente da abordagem mais agressiva do marketing tradicional, hoje vemos uma crescente necessidade de polir nossas arestas para que consigamos chegar até o público.

E isso é fácil de entender. Afinal, com a revolução tecnológica e os e-commerces ganhando o mundo, a forma de se consumir mudou drasticamente.

Apenas olhando para o último ano podemos encontrar um exemplo simples. Com a vinda da pandemia, a quarentena forçou as pessoas a mudarem os seus hábitos e sua forma de comprar. 

Durante o ano de 2020, as lojas virtuais brasileiras tiveram um acúmulo de faturamento no valor de 83,68%, registrando ainda um crescimento de mais de 70% do setor em comparação com 2019.

Os especialistas ainda preveem um aumento de cerca de 32% para 2021, mesmo com o impacto da pandemia na economia nacional.

Imagem da mão de uma pessoa dsenhando um gráfico crescente da jornada do consumidor

Este é apenas um exemplo simples para que possa notar como um evento pode revolucionar o modo de agir dos clientes em um período de tempo tão curto. Imagine agora esse efeito a longo prazo!

A Mudança no Comportmento do Consumidor

É exatamente isso que anda acontecendo. cada vez mais os processos de reconhecimento, consideração, avaliação e decisão de consumo migram e mudam, acompanhando as tecnologias.

No lugar de uma empresa, se torna necessário, então, entender e alterar as estratégias de marketing de forma a direcionar os esforços para o que realmente importa para o seu público nesse momento.

É neste ponto que a jornada do consumidor entra para te ajudar a construir uma relação mais sólida e duradoura com os clientes.

Assim, ao compreender quais as dores, necessidades e desejos de seus consumidores, aliado a um reconhecimento de sua forma de agir durante uma compra, sua marca será capaz de suprir exatamente o que eles precisam.

Desse modo, a jornada do consumidor pode ser pensada como um guia de como agir e atingir o público.

Se iniciando logo em um primeiro contato, como a descoberta de uma necessidade ou uma indicação, ela caminha até a compra. E quando bem executada, fará seu cliente voltar sempre para sua empresa.

Em breve detalharemos mais sobre cada uma das fases da Jornada, mas por hora, vamos entender o porquê de sua importância.

Qual a Importância da Jornada do Consumidor?

A jornada do consumidor é um ponto essencial para qualquer boa estratégia de marketing, porque vai ajudar e estimular as empresas a conhecerem os melhores caminhos para chegarem ao público. 

Fornecendo dados, estatísticas e otimizações, ela será essencial para conseguir construir uma impressão atrativa e conquistar o cliente.

É fácil dizer que a jornada do consumidor é importante e que você deve fazê-la. Afinal ela pode te ajudar a entender o comportamento do cliente.

Mas mostrar dados estatísticos sobre tais comportamentos é outra coisa totalmente diferente.

Para isso, vamos pensar em nosso próprio processo de compra. Mais do que apenas se colocar no lugar do cliente, pense como você age, afinal você também é o consumidor de alguma empresa.

Com a facilidade adquirida graças aos smartphones, toda vez que sentimos a necessidade de consumir, a primeira coisa a se fazer é pesquisar no Google.

E isso pode ser comprovado, já que 72% dos compradores recorrem a essa ferramenta como primeiro passo em uma jornada de consumo.

Se não bastasse isso, dados da State of Demand Generation Pardot nos dizem que 70% deles retornam, de 2 à 3 vezes, à plataforma de pesquisa antes de se decidirem.

De forma simples, o que podemos analisar aqui é que parte essencial do novo comportamento do consumidor é a busca online. Logo, para que chegue até seus clientes é preciso estar presente neste momento.

Mas como? Quais estratégias usar? Como se tornar mais presente? O quão efetiva estão sendo minhas tentativas de alcançar esse público? Como posso melhorar?

Como Melhorar Sua Relação com o Cliente?

Assim, temos a Jornada do consumidor para responder todas estas, e mais algumas perguntas. 

Com ela você conseguirá mapear o curso dos seus clientes, saber quais são suas necessidades e como eles andam pesquisando sobre isso. Ao oferecer as soluções para cada uma de suas buscas, você, com certeza, se tornará a opção mais tentadora.

Talvez você já tenha escutado falar que 70% de uma jornada de compra já está concluída antes mesmo de chegar a venda, propriamente dita. Deste modo, a Jornada do Consumidor tomará conta destes 70% iniciais, tornando os outros 30% muito mais fáceis de serem alcançados.

Como ela faz isso? Através de um mapeamento detalhado que te mostraremos passo a passo em breve.

Mas antes de chegarmos até ele, têm algumas definições que ainda precisam ser feitas.