Post Image

Estratégias de Marketing Digital Para Um Negócio Escalável

Não é de hoje que a internet pipoca com Estratégias de Marketing Digital que pretendem ser milagrosas.

Entretanto, falar é mais fácil do que fazer. Para que uma estratégia realmente funcione ela precisa ser embasada, bem desenvolvida e bem aplicada.

De nada adianta fazer promessas infundadas, por isso vamos te mostrar nesse texto as estratégias digitais que realmente funcionam e que você pode colocar em prática a partir de agora.

Nada de propostas vazias ou de uma simples lista elencando todas elas, o que você vai ler é uma junção de muitas formas de se construir um bom marketing digital, e ainda como montar um plano de implementação para colocá-lo em prática.

É por isso que eu te digo que hoje você não vai ter que encarar propostas milagrosas, mas sim propostas que funcionam!

E neste conteúdo você ainda vai aprender:

  • O que são Estratégias de Marketing Digital e por que implementa-las
  • Como as estratégias se encaixam na jornada do cliente
  • Inbound e Outbound Marketing
  • As 7 mais importantes estratégias que você tem que saber
  • A diferença entre estratégia e implementação
  • Como implementar as suas Estratégias de Marketing Digital em 4 passos
  • Dicas de livros para que você se aprofunde ainda mais

Não perca essa oportunidade de ouro de realmente aprender o que são e como construir suas Estratégias de Marketing Digital e continue lendo!

O Que São Estratégias de Marketing Digital?

Uma Estratégia de Marketing Digital é um plano de ação que ajuda a sua empresa a crescer no meio online. Ela tem como meta melhorar os números de visualizações, acessos, convenções ou qualquer outro KPI que atribuir ao site, mas logo falaremos disso.

O importante nesse momento é entender que as estratégias de marketing são caminhos que nos ajudam a chegar até tais números.

Diferente do que se possa imaginar, estratégias, táticas e campanhas de marketing não são sinônimos!

Enquanto a primeira é uma grande jornada longa e muitas vezes inacabável, a tática e a campanha são fragmentos que compõem a estratégia.

Para deixar tudo às claras, entenda que essa grande parte é um conjunto de etapas alcançáveis e focadas que te auxiliam a atingir um objetivo.

Estratégias, Táticas e Campanhas

As estratégias precisam, necessariamente, serem compostas por 3 pontos chave, que são:

  • Um diagnóstico do seu objetivo
  • Um plano para lidar com tal objetivo
  • Um conjunto de ações que farão com que seu objetivo se cumpra

Em breve falaremos mais sobre como desenvolver cada uma dessas partes, mas no momento nosso foco é na última, pois é nela que encontraremos as táticas e campanhas.

Táticas são, desse modo, pequenas ações que te ajudarão a alcançar o objetivo da sua estratégia de Marketing Digital.

Logo, ela quebra em partes suas metas tornando elas mais atingíveis e simples.

As campanhas, por outro lado, são formas de colocar as táticas em prática. Elas são planos de ação para as pequenas partes de suas metas.

Para exemplificar, pense que o objetivo da sua estratégia é gerar mais leads para o seu site por meio das redes sociais.

Quais táticas você pode implementar? Talvez focar seus esforços em duas frentes, como no Facebook e Instagram, pois são as redes mais usadas pelos seus clientes? Ou então criar contatos com influenciadores digitais do seu nicho?

As subdivisões que você dá para a sua estratégia, ou seja, a forma como você consegue quebrá-la em pequenas partes é uma tática, já como você vai fazer com que tais táticas funcionem é campanha.

Que nesse caso poderia ser a criação de  conteúdos exclusivos nessas mídias, ou a promoção de campanhas pagas com o Facebook Ads por exemplo.

Para finalizar este pensamento, de forma a seguir em frente, veja essa imagem que preparamos, talvez ela te ajude a compreender como esses três pontos distintos se relacionam.

diagrama que mostra a estratégia de marketing, dentro dela várias táticas e dentro dela várias campanhas

Por que Investir em Estratégias de Marketing Digital?

O marketing deixou de ser algo estático e passou a ganhar cada vez mais dinamismo com a era digital já há algum tempo. Desse modo, investir em estratégias que acompanhem a evolução tecnológica é essencial para que não fique preso no passado.

Não precisamos ir muito longe para entendermos os motivos que estão por trás dessa busca incessante pelas melhores Estratégias de Marketing Digital que tanto se falam por aí.

Pense em sua própria vida e em como seus hábitos de consumo mudaram nas últimas décadas, em especial no último ano com a pandemia!

Em um passado nem tão distante assim, comprar pela internet era uma ideia um tanto surreal. Lojas virtuais eram escassas e a Amazon ainda nem sonhava em ser esse império digital que é hoje.

Entretanto, os tempos mudaram e com ele veio a transformação tecnológica!

Com a era dos smartphones, em que tudo está na palma da nossa mão, o Google se tornou uma ferramenta aliada ao mercado consumidor.

Isso porque, detendo um total de 90% de todas as buscas realizadas na internet, a plataforma de pesquisa passou a ser a porta de entrada, a nova vitrine, dos empresários.

O novo Comportamento do Consumidor

Pense bem em como seu cliente se comporta. Antes mesmo que ele consiga sequer entrar em contato com a sua marca, ele já pesquisou e explorou para saber o máximo possível sobre o que ele deseja consumir.

A esse movimento damos o nome de ZMOT, ou Momento Zero da Verdade.

Ele é o período que antecede a decisão de compra, no qual os consumidores estão dispostos a pesquisar para encontrar o melhor produto ou serviço para eles e escolher uma opção.

Temos um texto completo sobre o assunto e nosso blog, mas para a relação entre o ZMOT e as Estratégias de Marketing Digital, fique de olho nos quatro pilares que sustentam esse momento da verdade. Eles são:

  1. Ranqueamento em Mecanismos de Busca
  2. Tabelas Comparativas
  3. Avaliações Online
  4. Cupons e Promoções

Veja como todos os pilares do ZMOT se interligam com as estratégias, afinal são elas que vão te ajudar a ranquear melhor no Google, aparecer mais para os consumidores e se fazer presente nesse momento de escolha.

Logo, não investir no marketing digital de sua empresa, é o mesmo que abrir mão da sua clientela.

E não digo isso apenas para empresas online. Afinal, O ZMOT também se aplica a lojas físicas e a seus clientes.